segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA EM SUA FACE HUMANA!

Há tempos ouvimos falar na expressão "tecnologia do futuro". Desde a década passada ela vem se tornando cada vez mais real e impressionante aos olhos humanos. Se perguntarmos a nossos pais qual a visão deles sobre esta expressão, certamente vão imaginar algo muito diferente do que imaginavam na adolescência deles. O fato de a cada ano que se passa surgir novas tecnologias faz o homem ultrapassar a barreira existente entre realidade e ficção. 
Não menos impressionista, partindo do ponto de vista sócio-humano, podemos observar a interação de pessoas de todos os lugares do mundo, lugares desconhecidos e conhecidos, através da INTERNET, uma ferramenta tecnológica que  trouxe enormes benefícios para a humanidade.Ela é o marco da era tecnológica futurista, funcionando como uma verdadeira teia de aranha, um mundo paralelo ao que vivemos. É estimado que daqui a 4 anos, em 2013, cerca de 2,2 bilhões de pessoas estejam conectados utilizando esta ferramenta. 
Falando-se em pessoas e tecnologia podemos pensar em robôs, máquinas mirabolantes e muita ficção aliada nesta relação. Porém antes de pensarmos nisto vamos analisar o que a tecnologia mudou na vida das pessoas, especificamente a INTERNET. 
Antes, conhecer outro lugar ou uma pessoa de outro país era possível somente por aqueles que viajavam, seja a trabalho ou passeio. Para fazer compras você só poderia adquirir o produto desejado indo na loja, tendo que se locomover, investir em transporte e utilizar o tempo disponível. Hoje o mundo real vive entrelaçado com o mundo paralelo da INTERNET, a chamada rede mundial é o meio mais utilizado pelo mercado financeiro. Por exemplo, o brasileiro compra uma roupa vendida em uma loja de qualquer outro país, em poucos dias está entregue a compra em sua casa. 
Diversão sempre foi um programa  para os amigos mais próximos e a família. Até neste aspecto a INTERNET desenvolveu um abrangente campo. Hoje existem sites de relacionamento e diversão. Jogos que aproximam as pessoas de lugares muito distantes, que buscam se desligar um pouco do estresse do dia-dia. Como exemplo, citamos o site Game Desire, onde milhares de pessoas, de todos os lugares do mundo se divertem, fazem amizades e até mesmo namoram. Mais além ainda surgiu o IMVU, um programa que simula a vida real através da tela do PC, você tem a oportunidade de viver ali o que vivencia nos afazeres da vida real.
A tecnologia indiscutivelmente está presente na vida das pessoas,e está cada vez mais dependente esta relação. Porém é muito importante saber separar realidade de ficção. Se falando de sentimento , este tem um valor incauculável comparado a qualquer tecnologia. Mesmo que o homem tente simular na tecnologia sua vida, jamais conseguirá chegar a igualdade. Acima de tudo existe a condição humana, aquela que só Deus sabe e tem o direito de reproduzir. 

Marcelo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário