quarta-feira, 2 de setembro de 2009

DE OLHOS VOLTADOS PARA O CÉU!

Viajando pelo interior de Alagoas, especificamente pela região  do sertão ,me encantei e ao mesmo tempo fiquei perplexo diante das diversidades vistas. De um lado eu via a paisagem verde do campo, gados,riachos, mas quando menos esperei encontrei aquele homem, aquela mulher surrados pelo tempo, por uma vida de sofrimento, na batalha da sobrevivência de cada dia. De inverno a verão a vida deles é a mesma, esperança e alegria só na espera da chuva, água que purifica, alimenta e enfraquece o desanimo de viver.
Como se não bastasse tamanho sofrer, o mundo ainda joga brasas sobre o calor do seu corpo. Nem o clima é o mesmo, antes até que vinha uma chuvinha, hoje nem pedindo em preces a São Pedro. Nascer no sertão,hoje, parece um castigo, por isso vemos o aumento da migração para os centros urbanos, e no final a culpa é sempre dos pobres e inocentes sofredores; se acontece um crime muitos dizem na mais íntima injustiça e condenação: " só pode ser nordestino, vem aqui para praticar marginalidade". Tiro este exemplo por um parente meu, nascido no sertão de Alagoas, mas logo cedo foi morar em São Paulo. Possuído pela corrupta mídia ele diz na minha frente: "Ah, esses marginais são nordestinos, saem daqui para praticar o mal lá".
Quando será que essa sociedade deixará de julgar o próximo apenas pela aparência da situação? Quem vive ali dentro daquela realidade é que sabe o tamanho da dor. 
Talvez essa visão deturpada seja fruto de um passado condenado, aquele  o qual foi repugnado por todo país. Percebe-se a corrupção de um caráter que nasceu disposto a servir de bom coração, mas lá fora foi instruído a ceder ao mal. Se o mundo oferece sede de vingança e pouco se faz para ajudar a quem mais precisa, o que se pode esperar é o calor da discórdia.
A capacidade de perdoar e de pedir o perdão é uma das virtudes mais importantes do ser humano. São tantas as situações vividas em nossas vidas, as quais julgamos ou condenamos alguém. Não importa o quanto nos magoe uma acusação injusta, maior é a alegria de saber perdoar a quem te fez algum mal, se não fosse pelo perdão de Deus não estaríamos aqui tendo a chance de tentar viver na justa paz e igualdade. 


Marcelo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário