quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O FUTEBOL VISTO DE UM ÂNGULO INÉDITO!

Todos sabemos que no mundo e principalmente no Brasil o esporte mais popular é o futebol. Mas você já parou para pensar o que tem de interessante em 22 cavalos ou sereias correndo atrás de uma bola? Sinceramente, eu curto muito esse esporte, mas se eu for parar para analisar isso eu vejo um grupo de frangos correndo atrás da mamãe galinha, a bola. 
Poderíamos simplesmente achar que o futebol é um esporte para pessoas relaxadas que pensam em ganhar dinheiro "facilmente", não mais fácil que a política, claro, aí o Brasil é campeão de renda. Analisando pelo ponto de vista sócio-cultural, onde existe a oficina de lapidação e descoberta de talentosos jogadores existe ao mesmo tempo a luta pela democracia, onde as crianças que são esquecidas pelo poder público encontram no sonho do esporte a saída para uma vida mais justa. 
Ao ouvir um comentário sobre qualquer time, logo ficamos ligados se estão falando bem ou mal de nosso time. Antes futebol era sinônimo de esporte masculino, mulher não tinha o direito de se quer opinar, e se soubesse um pouco mais que algum homem era vista com más olhos, no mínimo seria "sapatão", que o diga isso a alagoana Marta, a melhor jogadora do mundo. Quanta hipocrisia, não? Hoje temos a prova que futebol é um esporte democrático, seja rico ou pobre, homem ou mulher, existem talentos indiscutíveis. 
Não surpreende que no Brasil, o denominado país do futebol , aconteçam os fatos mais aplausíveis e horrorosos.Vamos falar primeiro daquela jogada que nunca saí da memória, quando o jogador faz arte com uma bola, como se fosse tudo ensaiado, a torcida vai ao delírio, como no gol de falta de Petkovic,jogador do Flamengo, aos 43 minutos do segundo tempo, no ângulo do Goleiro Helton do Vasco, simples como arte, ser campeão da maneira mais brilhante. Ah, mas nem tudo é brilho, só aqui no Brasil você ver um gandula impedir um gol, um juíz de futebol esquecer os cartões no vestiário e o pior de tudo, um time perder de 11 a 0 e levar os 11 gols nos últimos 9 minutos de jogo. 
O palco está armado, basta ter um espaço, duas traves e uma bola, a imaginação está a solta. Futebol é futebol,esporte que em suas adversidades sabe ser de todos, abrindo espaço para os sonhos, a chance de vencer pelo dom da vida, e que o melhor vença, com estratégia, fair play e muita sorte. 


Marcelo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário