sábado, 3 de outubro de 2009

POR TRÁS DE CADA SENTIMENTO!

"Os sentimentos são informações que todos seres biológicos são capazes de sentir nas diferentes situações que vivenciam, todo ser é dotado de sentimentos e eles são diferentes entre si."
Lendo este conceito sobre sentimento podemos nos aprofundar sobre esse universo que existe em cada um de nós. Até mesmo antes de nascermos, no ventre de nossas mães, já estamos repletos de sentimentos. Essa ligação íntima  e profunda se dá pelo elo chamado amor, que gera nessa relação sentimentos capazes de serem transmitidos de uma maneira impressionante. Como prova disto vemos crianças que quando geradas no ventre recebem carinho, amor, atenção, e consequentemente quando nascem já estão aptas a reconhecer esse amor, são capazes de retribuir o sentimento que desde a geração de sua vida estava presente. Isto não é uma regra, é um assunto bem mais complexo que imaginamos, algo oculto a nossos olhos. Em contrapartida vemos mães que ao gerar um filho não tem o mínimo cuidado, tratam-os como objetos, de uma maneira que nem os animais irracionais tratam seus filhotes. Porém, este fato não explicita que esta criança seja uma pessoa má, que desenvolva sentimentos ruins, por trás há uma força que não sabemos explicar. O ditado que diz: "filho de peixe, peixinho é" não é regra. Vemos casos de filhos bons, que geram o amor como sentimento espontâneo e seus pais são dissipadores de sentimentos desprezíveis, e vice versa.  
Não podemos discriminar ou estabelecer padrões quando se envolve sentimento. É válido ressaltar que as pessoas são induzidas pelo mundo que vivem a desenvolver sentimentos  que devem ser desprezados, cortados pela raiz. Se algum mal é praticado por alguém que é envolvido por sentimentos bons, isso não deve fazer desta pessoa um ser corrupto, o homem tem o poder de escolher seu caminho através das experiências vivenciadas e das virtudes desenvolvidas nesta caminhada. 
Acima de todo mal está o bem. Quando se pratica o mal, aqui mesmo se paga, é a Lei de Deus, e quando se pratica o bem nem sempre teremos uma recompensa de imediato, mas estaremos convictos de quão grandioso é o amor que brota em nossos corações, a paz que nasce do amor é uma grande fortuna para nossa alma, levaremos por toda vida e plenitude. 
Essa batalha de sentimentos entre pessoas nunca irá acabar. O que devemos fazer é aprender a expressar o que sentimos, vigiar sempre para que não tome conta de nós sentimentos encardidos pela força do mal. Nem tudo que rotulamos como tentação é um mal sentimento, mas tudo que sentimos e possa prejudicar a outra pessoa ou a nós mesmos é um mal sentimento. Por isso Deus nos deixou seu maior mandamento, "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei", para que a vida seja feita de sentimentos puros, verdadeiros e acima de tudo de amor.


Marcelo Ribeiro


Um comentário: